Nos dias atuais, ideias erradas são transmitidas como verdadeiras com a intenção de alcançar propósitos e enganar a sociedade, uma verdadeira falácia.
Contudo, são falsidades revestidas de proposições verdadeiras que se tornam difíceis de serem percebidas, ou seja, usa-se de raciocínios válidos, a princípio, para se chegar a resultados que convenham ao discursista emissor.
Assim ocorre com relação à justificativa do uso de agrotóxicos para suprir a fome do mundo, sob o argumento que faltaria comida. Contudo as evidências estatísticas nos revelam que o excesso na alimentação tem matado senão mais que a falta, basta relacionarmos que as cardiopatias e demais doenças vasculares causadas pelo acumulo de placas de gorduras nas artérias, são as principais causas de morte no mundo. Logo, o que ocorre é má distribuição, ocasionando um desequilíbrio entre aqueles que não tem, ante aqueles que possuem em demasia.
Desta forma a hipocrisia tornou-se ferramenta poderosa na área do convencimento social, usada principalmente por inescrupulosos defensores do materialismo que buscam o lucro sob qualquer preço, ocultando a realidade através da máscara do “bem social”. Este fingimento se potencializou com o surgimento das redes sociais e a hipocrisia é usada dissimuladamente, pois finge qualidades benéficas, quando na verdade oculta irregularidades.
No entanto há o paradoxo dos defensores da natureza ao censurar as queimadas, mas não abrem mão do “Mac duplo” nas suas refeições recheadas com carne oriunda das pastagens criadas pela devastação da floresta. Há um oposto do que se pensa e pratica, uma total ausência de lógica racional, onde é fácil apontar quem erra, mas difícil corrigir o próprio erro, isso é autocontraditório e inaceitável.
Portanto, faça cada um a sua parte, colocando no amor fraterno a resposta para muitos males sociais, lembrando sempre os Divinos ensinamentos:
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. Mateus 7:15
Escrito por Mauro Falcão em 24/09/2019